Contratando os melhores talentos desde o primeiro dia da startup

Não é novidade para ninguém que um dos maiores desafios das startups é o recrutamento de pessoas. Com pouco orçamento, atrair talentos é mais difícil, e, nesse aspecto, a competição com as grandes corporações não facilita. Após vários anos de experiência, eu aprendi alguns caminhos promissores para superar obstáculos.

Primeiro, você, fundador de uma startup, precisa ter seus valores, e os valores da sua empresa bem definidos. Sem esses guias, seu time vai ficar perdido, e não importa o que você oferecer, muitos vão abandonar o barco. É imprescindível compartilhar valores com os membros do seu time, ainda mais quando sua equipe está naquele estágio inicial, com menos de 20 pessoas. Compartilhar valores não pensar de forma igual ou parecida, diversidade é importante! Quando os valores estão alinhados, significa que confiamos uns nos outros.

O segundo ponto para contratar e reter talentos envolve salários. Não seja ingênuo e ache que pessoas trabalharam de graça com você. É importante oferecer remuneração próxima ao que se aplica no mercado, afinal, todos temos contas para pagar, e a cervejinha do final de semana para beber. Você não quer uma pessoa no seu time ganhando metade do que ela ganhava, a não ser que ela seja seu sócio. Os salários precisam ser o suficiente para a pessoa viver com tranquilidade, assim ela não se preocupará com as contas, e focará toda a energia no trabalho.

Por último, não ofereça um emprego, mas uma oportunidade. Trabalhar numa startup early-stage significa criar tudo do zero, e isso é impossível de ser feito sozinho. Os primeiros membros do time são responsáveis pela criação do embrião do seu unicórnio, então dê a eles a oportunidade de crescer, de fazer e acontecer. A liberdade de criar é algo não se acha fácil no mercado, logo esse é seu diferencial competitivo na hora de recrutar talentos.

Minha experiência no Vale do Silício me ensinou esses caminhos, e é assim que agimos na Noknox.

Foque nos três pilares: valores da empresa, remuneração e oportunidades de crescimento. Construa um time engajado e comprometido.

O nosso time hoje tem 17 pessoas e ninguém nunca pediu para sair. Temos um bom KPI, não acha?

Também temos vagas abertas, confira em nosso site.

Deixe uma resposta