O momento atual do ecossistema de startups no Brasil

O MOMENTO ATUAL DO ECOSSISTEMA DE STARTUPS NO BRASIL

Sem dúvida o que vivemos esse ano vai marcar nossas vidas para sempre. A vacina ainda não chegou, mas aos poucos a rotina volta ao normal. Os bares reabriram, as escolas também. E o que as startups têm com isso? O auge das incertezas passou, estamos vivendo um cenário completamente diferente do esperado, mas bem menos volátil que há 6 meses. É hora das startups acelerarem! Digo isso sem hesitar, pois empresas inovadoras precisam tirar vantagem desse momento, sendo mais ágeis e eficientes que as grandes corporações. 

ALÉM DA AGILIDADE

O momento é favorável para captação de investimento, indispensável para o sucesso de empresas inovadoras. Com a redução histórica da SELIC, o investimento em capital de risco se tornou mais atrativo. Apesar da imaturidade do ecossistema, o Brasil possui ótimo fundos de investimento. Recentemente, uma proptech chamada Casai, levantou 48 milhões de dólares numa série A, e um dos principais investidores é o fundo brasileiro Monashees. Apesar do valor investido esse ano ter sido menor que o valor do ano passado, 1,4 bilhão contra 2 bilhões, o mês de agosto de 2020 foi 44% maior que o do ano passado. 

Um adendo, hoje se você, pessoa física, quiser investir em startup, você pode. Não é apenas possível, como é extremamente fácil. A Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, que regula a bolsa de valores, já regulou esse tipo de operação, que pode ser feita com total segurança e transparência. 

POR DENTRO DO MERCADO

O mercado imobiliário brasileiro sempre foi um termômetro da economia nacional, e no mês passado realizamos a maior alta no preço dos imóveis nos últimos 6 meses, 0,5%. O crédito imobiliário também segue em alta, 51 Bilhões só esse ano, muito por causa da redução da taxa básica de juros. O crescimento do mercado imobiliário é um indicador positivo para startups do setor, como a Noknox. Com o mercado em ampla expansão, a competição tende a aumentar, fomentando ainda mais a criação de novas soluções. Os síndicos vão se beneficiar muito com esse cenário. Cada vez mais tecnologia vai acessar os prédios do Brasil, e de maneira extremamente acessível. 

Tudo aponta para um futuro promissor para startups focadas em atender condomínios brasileiros. A Noknox está se preparando para continuar expandindo, aproveitando a mudança expectativas pós pandemia. 

Deixe uma resposta