Extravio de encomendas: qual a responsabilidade do condomínio?

Saiba como a Noknox pode ajudar seu condomínio a resolver possíveis problemas com a entregas de encomendas

A vida em condomínios tem suas características próprias e requer um processo organizacional eficiente, principalmente no que se refere à chegada e entrega de encomendas. Segundo a legislação brasileira, o recebimento de pacotes e correspondências de moradores é de responsabilidade dos administradores, porteiros ou outros colaboradores do condomínio. Inclusive, cartas e correspondências com valor imensuráveis, como notificações extrajudiciais.

Dessa forma, cabe à administração condominial garantir que as encomendas recebidas sejam devidamente entregues aos seus destinatários.No entanto, quando a gestão das encomendas não é feita da forma correta, alguns problemas podem surgir e gerar prejuízos para o condomínio. É mais comum do que se imagina, por exemplo, o extravio de pacotes ou correspondências, especialmente, em condomínios onde há um grande número de unidades habitacionais. Diante da alta quantidade de encomendas que são recebidas diariamente, principalmente em tempo de pandemia, alguns documentos ou mercadorias podem não chegar ao seu real destinatário.

Outro problema que pode acontecer é a perda das encomendas. Por falta de um controle eficiente ou falta de espaço adequado para armazenamento, alguns produtos podem se perder. Em casos mais graves, a falta de organização pode levar a furtos dos pacotes. Considerando todos esses cenários, o condomínio poderá ser responsabilizado e ter que ressarcir o bem do morador, o que, consequentemente, além do mal-estar, entre síndico, funcionários e condôminos, acarretará prejuízos financeiros. E, em casos que envolvem documentos judiciais, o condomínio precisará, ainda, indenizar o morador prejudicado.

Para evitar que situações como essas aconteçam, os condomínios precisam pensar em meios preventivos e em ferramentas que possam ajudar a administração a gerir melhor o recebimento e a entrega de encomendas. E a Noknox pode ser uma super aliada nesse processo. Por meio da plataforma, os condomínios conseguem, de forma prática e segura, administrar pacotes e correspondências desde a sua chegada até a entrega ao morador. 

delivery man smiling and holding a cardboard box
  • Com a Noknox, ao chegar uma encomenda no condomínio, o responsável pelo recebimento poderá, imediatamente, cadastrá-la na plataforma. Ao realizar o cadastro, o colaborador irá informar os dados do morador destinatário. 
  • Logo em seguida, o aplicativo notificará o condômino, por meio da função “Aviso de Correspondências”. Assim, ele saberá, em tempo real, que sua mercadoria já está em posse do condomínio. A notificação enviada pela Noknox chegará por meio de push, no smartphone, e por e-mail.
  • Ao ser informado do recebimento do embrulho, o morador recebe também um código de retirada, que, como o próprio nome já diz, ele precisará informar no momento em que for buscar a encomenda. O que garante muito mais segurança ao processo. Além disso, todas as informações sobre a chegada e entrega das encomendas estarão registradas plataforma e salvas em nuvem, aumentando o nível de segurança dos dados.
  • Outra ferramenta que pode ser utilizada pelos condomínios é o Smart Locker: armários inteligentes totalmente integrados ao aplicativo Noknox. Além de todos os benefícios do acompanhamento do recebimento e entrega de correspondências e mercadores garantidos pela plataforma, com  Smart Locker, o condomínio evita o acúmulo de caixas na portaria, já que passa a contar com um espaço específico para o armazenamento dos produtos.

É muito mais segurança e praticidade para todos, já que possibilita que a retirada das encomendas seja feita a qualquer dia e horário pelo morador, sem necessidade de manter um colaborador específico para essa função e sem atrapalhar a rotina do porteiro, por exemplo. 

Essas são algumas das vantagens de digitalizar o seu condomínio com a Noknox. Conheça mais os serviços que disponibilizamos para que o convívio em condomínios possa ocorrer da forma mais tranquila possível. 

Deixe uma resposta