Segurança no condomínio: evite a entrada de estranhos

SEGURANÇA NO CONDOMÍNIO: COMO EVITAR A ENTRADA DE ESTRANHOS E PROTEGER MORADORES E FUNCIONÁRIOS

Seu condomínio está preparado para garantir a segurança de moradores e funcionários? Veja como o condomínio deve se proteger e quais ferramentas são aliadas da segurança.

PORTARIA SEGURA COM REGISTRO DE VISITANTES

Especialistas em segurança informam que em 2018, dos crimes cometidos em condomínios, 90% ocorreram pela porta da frente, o que novamente reforça quais são os cuidados que a gestão do condomínio precisa ter. 

Antes de tudo, é preciso registrar todas as pessoas que entram e saem, incluindo moradores, visitantes e prestadores de serviço. Em segundo lugar, utilizando a tecnologia para manter essas informações seguras e atualizadas, de forma que elas possam ser acessadas a qualquer momento pelo porteiro que está na linha de frente e precisa confirmar essas informações antes de liberar acesso para alguma pessoa – além do síndico, que é o responsável não apenas por esses dados, mas também pela segurança de moradores e funcionários do condomínio. 

Essas medidas dificultam o acesso ao condomínio, e são um passo a mais na segurança. Câmeras de segurança e comunicação em rádio entre os funcionários garantem que, em casos suspeitos, a comunicação seja rápida e precisa. 

Com as imagens gravadas, o condomínio garante um registro dos “possíveis invasores” e pode utilizar essas informações como alerta caso ocorra uma nova tentativa de acesso ao condomínio, além de informações que poderão ser compartilhadas com as autoridades, caso as medidas anteriores falhem. 

Ter as informações de cadastro de visitantes é muito importante para a segurança do condomínio. Câmeras e computadores facilitam o processo de segurança, porém, como são dispositivos físicos, estão sujeitos a falhas e podem não armazenar corretamente esses dados. Para evitar essa dor de cabeça, centralize todas as informações de registro de visitantes e moradores na plataforma Noknox

O SÍNDICO É O RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO

O síndico precisa garantir que todos os moradores entendam a importância de disponibilizar informações atualizadas. Essa é a única forma de garantir que o acesso ao condomínio esteja de acordo com as normas de segurança e regras já estabelecidas na convenção coletiva. 

Para facilitar esse processo, envie comunicados para todos os moradores periodicamente, reforçando a importância de se ter informações atualizadas dentro do aplicativo Noknox, como telefone, e-mail e placa do carro, por exemplo.

Por ser uma plataforma digital, o síndico tem toda a segurança dos dados, uma vez que estão protegidos em nuvem. Isso elimina a necessidade de guardar essas informações em planilhas ou pastas no computador da portaria. Ou seja, mesmo que o síndico não esteja no condomínio, ele pode acessar o sistema da Noknox de forma online pelo celular. 

PRESTADORES DE SERVIÇO E VISITANTES

Em condomínios com muitas torres e unidades, o entra e sai de visitantes e prestadores de serviços ocupa praticamente todo o tempo dos porteiros. Em tempos de pandemia, o número de entregas por delivery e prestadores de serviço duplicou em alguns condomínios. Os clientes Noknox chegaram a informar um crescimento de 80% nas encomendas do condomínio, aumentando assim a quantidade de registro na portaria. 

Se o condomínio não utilizar um software como a Noknox, corre um risco de liberar o acesso a um prestador de serviço ou entregador que nunca teve autorização para acessar o condomínio. 

Nesse momento, não apenas os moradores estão em risco como os funcionários, mas também o porteiro, que é o primeiro ponto de contato com visitantes. Em São Paulo, por exemplo, nos últimos anos foi crescente o número de assaltos realizados por prestadores de serviços disfarçados. Na maioria das vezes, esses casos acontecem através de quadrilhas especializadas. Os casos são sempre muito parecidos: prestadores de serviço disfarçados informam o nome do morador e unidade e conseguem acesso ao condomínio. 

Diferente dos casos em que os bandidos estão armados e renderam o porteiro ou zelador, que são casos mais complexos e difíceis de serem evitados, grande parte dos assaltos em condomínios acontece por falta de um procedimento de segurança. Como consequência, o bandido consegue acessar o condomínio informando um nome falso ou, em alguns casos, tendo acesso à garagem. 

SEGURANÇA REFORÇADA NA PANDEMIA

Durante a pandemia de COVID-19, uma das formas de prevenção da doença é o uso da máscara, iniciativa extremamente importante para combater a disseminação do vírus. Por outro lado, o registro do cadastro de visitantes e prestadores de serviço se tornou ainda mais trabalhoso, já que o maior desafio do porteiro, além de evitar a entrada de pessoas estranhas no condomínio, é garantir que não ocorra aglomeração na portaria. 

Além disso, com o rosto coberto pela máscara, ficou ainda mais difícil reconhecer moradores ou visitantes que estão retornando ao condomínio. Por isso, contar com a tecnologia auxilia o porteiro a liberar o acesso apenas das pessoas corretas. 

Pensando nesse problema, a Noknox desenvolveu o pré-cadastro de visitantes, com a funcionalidade em que o morador pode agendar a entrada do visitante ou prestador de serviço no dia e horário específico. Por essa função, o morador pode selecionar, inclusive, o horário de saída dos visitantes. Dessa forma, fica mais fácil para a portaria liberar o acesso ao condomínio. 

Quer mais segurança para o condomínio através da tecnologia? Conheça os planos Noknox para o seu condomínio

Deixe uma resposta