O futuro do comando de voz nos condomínios

Os assistentes de voz ainda são novidade no Brasil. Muitos brasileiros já conversaram com o celular, seja com a Siri, da Apple, ou Bixby, da Samsung, mas conversar com outros dispositivos em casa é diferente. Esse cenário é diferente em muitos países, e a COVID-19 pode mudar esse cenário antes do previsto no Brasil.

Esses dispositivos realizam diversas tarefas, apenas com um comando de voz. Hoje já possível acender luzes dizendo “Acender luzes” e colocar a sua playlist favorita apenas solicitando ao assistente no seu smartphone. As capacidades desses equipamentos vêm se desenvolvendo, hoje já é possível pedir que eles realizem compras em diversos marketplaces e outras tarefas do dia a dia. 

Os líderes de mercado nesse ramo são o Google, com o google home, e a Amazon, com Amazon Echo, recentemente a Amazon lançou seu dispositivo em português. O crescimento desse mercado já era algo esperado, em 2019 foram vendidos mais de 141 milhões de dispositivos, segundo a ABI Research. A Amazon, pioneira nessa indústria, disse ter batido a marca de 100 milhões de dispositivos em 2019, pouco mais de 3 após seu lançamento.

Tecnologias que vieram para ficar

Todos esperamos diversas mudanças de comportamento da sociedade após a Pandemia. Uma dessas mudanças deve ser a substituição dos botões por comando de voz. Antes a hesitação da grande maioria em testar novas soluções, era a grande barreira para as assistentes de voz, nesse caso a pandemia pode incentivar moradores e funcionários de condomínios, a utilizarem mais dessas tecnologias. Estamos cada vez mais dispostos a usar tecnologia para evitar o contato social. Então porque apertar o botão do elevador se você pode, literalmente, chamar o elevador?

Smart Homes podem ser mais seguras, além de mais legais. Com a pandemia condomínios tem a oportunidade de se tornarem mais tecnológicos e acessíveis para seus moradores. Com a grande variedade de empresas atuando nesse campo a tecnologia fica mais acessível, já que o preço não é proibitivo como num passado recente.

Hoje em dia com um pouco mais de 200 reais você compra um dispositivo e já pode fazer integração com o App  Noknox, você poderá, por exemplo, verificar se houve o registro de alguma encomenda na portaria para você.

Deixe uma resposta