Como agir com o barulho excessivo no condomínio

COMO AGIR QUANDO O BARULHO VIRA UM PROBLEMA DO CONDOMÍNIO

Durante a pandemia, muitos moradores de condomínio começaram a trabalhar e estudar em casa e, com isso, o número de reclamações sobre barulho excessivo só vem aumentando. Isso gerou um desafio para síndicos e porteiros de como manter a harmonia entre vizinhos e evitar conflitos. 

Neste post, vamos apresentar dicas de como agir em caso de reclamações de barulho, o que os moradores podem ou não fazer e como utilizar a plataforma da Noknox para melhorar a comunicação durante a pandemia. 

NA HORA CERTA E NO DIA CERTO

Umas das reclamações campeãs entre moradores de condomínio é a realização de obras e reformas, seja um pequeno reparo na pia da cozinha, ou até a reforma completa do apartamento. 

Obra no apartamento é sempre motivo de polêmica e, durante a pandemia de COVID-19, muitas pessoas tiveram que adaptar seu novo espaço de trabalho, seja com a reforma de um espaço para escritório ou aproveitando o momento para deixar o lar mais confortável. 

Se o barulho está muito incômodo, o morador pode verificar com os administradores do prédio se a realização da obra está seguindo o regulamento interno do condomínio. 

Caso esteja, você pode mandar uma mensagem para o vizinho através do App Noknox. Tenha uma boa conversa com o vizinho. O diálogo pode evitar desconforto entre todas as partes.

MANTENHA OS MORADORES INFORMADOS

Muitas vezes os moradores do condomínio não conhecem o regulamento interno e acabam infringindo regras básicas. 

Para evitar desinformação, síndico e porteiro podem mandar um comunicado através da função comunicados dentro da plataforma Noknox e reforçar quais dias e horários a realização de obras e reformas é permitida. 

Uma comunicação clara com os moradores pode evitar maiores problemas de convivência. Durante a pandemia, é muito importante o compromisso do condomínio em manter os moradores sempre informados. A melhor parte é que, com a função comunicados, os administradores podem enviar comunicados para todos os moradores. E, caso o problema continue, não deixe de utilizar a função mensagem direta e conversar com o morador sobre o problema.

APARTAMENTO NÃO É BALADA

No segundo lugar do nosso pódio temos as tão temidas e complicadas festas no apartamento. Seja uma pequena comemoração ou uma reunião entre amigos, as festas no apartamento precisam respeitar tanto o regulamento interno quanto a lei do silêncio, válida em alguns estados, como São Paulo. 

Como essa lei varia, não existe uma lei que sirva para todos os estados. De maneira geral, ela limita o horário de barulho durante algumas faixas de horário, como antes das 7h ou depois das 22h, em dias específicos da semana. 

Em tempos de pandemia, é muito importante a conscientização dos moradores em evitar festas e aglomerações. 

NEM SEMPRE MEDIDAS EXTREMAS SÃO NECESSÁRIAS

Se o barulho for excessivo, mande uma mensagem ao morador pela plataforma, avisando sobre o problema e pedindo a compreensão do morador. 
Caso o barulho se repita com frequência, mande uma mensagem como advertência ao morador, informando que ele está infringindo as normas de convivência do condomínio. 

Mesmo assim, o morador não mudou o comportamento? Neste caso, o síndico pode aplicar uma multa por barulho excessivo. Um ponto importante: nem sempre o barulho excessivo acontece no horário noturno. Se o síndico recebe muitas reclamações de um morador barulhento, ele pode, sim, multar o morador. 

Para manter uma boa convivência, envie comunicados informativos com certa frequência, explicando sobre as regras de convivência. Não deixe a situação chegar ao extremo. Às vezes, uma boa comunicação com os moradores evita o problema. 

Conversou com o morador, fez advertência, enviou multa e o problema continua acontecendo? O síndico ou o responsável pelo condomínio pode acionar a polícia e liberar o acesso ao condomínio para falar com o morador, por infringir a lei do silêncio do estado. Para evitar esse tipo de situação mais extrema, entenda se o problema é recorrente. 

FESTA LEGAL ACONTECE NO SALÃO DE FESTA, PÓS-PANDEMIA!

Uma das formas de evitar problema de convivência é incentivar os moradores a agendarem seus eventos no próprio salão de festas. O salão de festa é muito utilizado em aniversários e datas comemorativas, mas poucas vezes em eventos sociais do dia a dia. 

Envie um comunicado informando que os moradores podem agendar suas festas pelo aplicativo da Noknox de maneira rápida e prática. A vantagem é que o morador pode se programar e escolher uma data em que todos os seus amigos poderão comparecer!

Confira mais dicas aqui.

Deixe uma resposta