Saiba como a sustentabilidade pode ser uma grande aliada de condomínios inteligentes

COMO UMA GESTÃO AMBIENTAL EFICIENTE PODE TRAZER BONS RESULTADOS PARA O CONDOMÍNIO?

O que faz de um condomínio inteligente é a adoção de práticas que buscam garantir o gerenciamento de processos, recursos e segurança de forma econômica, eficiente e moderna, trazendo, assim, conforto e praticidade para o síndico e, especialmente, para os moradores. Atualmente, investir em soluções inovadoras que possam proporcionar melhor qualidade de vida dos condôminos é um caminho sem volta: o uso de tecnologias em condomínios veio para ficar.

Nesse cenário, um ponto que ganha destaque está diretamente relacionado à sustentabilidade. No mercado, já existem várias tecnologias sustentáveis que trazem economia e melhoram a gestão dos recursos dos condomínios e que, ao mesmo tempo, contribuem para a preservação do planeta. Na maioria das vezes, são atitudes simples que fazem uma grande diferença no cotidiano.

Veja abaixo algumas soluções que podem ajudar o seu condomínio a ser mais sustentável:

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO

A implantação de sistemas de automação é uma tendência que pode contribuir para a economia de água e energia elétrica. Por exemplo, a iluminação das áreas comuns do condomínio e todos os aparelhos eletrônicos, como ar-condicionados, podem ser controlados a distância ou automaticamente por meio de sensores programados, gerando menos consumo de energia elétrica. Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada para a irrigação de um jardim ou para detecção de vazamento de água, o que evita o desperdício.

INDIVIDUALIZAÇÃO DOS HIDRÔMETROS

Uma das formas de diminuir o desperdício de água nos condomínios e, consequentemente, reduzir custos, é realizar a individualização dos hidrômetros. A tecnologia é ideal para condomínios que querem evitar o uso excessivo de água e ainda economizar dinheiro.

Com a instalação do sistema de medição individual de água, cada morador passa a pagar pelo que realmente consome, deixando de existir o rateio do consumo total entre todos os condôminos. Além de ser uma forma mais justa de cobrança da água, a individualização evita que o condomínio seja responsável pelo pagamento da água de moradores inadimplentes.

Mais do que uma solução inteligente, a individualização dos hidrômetros é lei. Aprovada em 2016, a legislação, de número 13.312, torna obrigatória a instalação do sistema de medição individual de água em condomínios novos a partir de julho de 2021. Isso significa que os novos empreendimentos, a partir do segundo semestre deste ano, já devem ser entregues com o sistema implantado.

ADEUS, PAPEL

Outra atitude sustentável é digitalizar o condomínio e dizer adeus ao caderninho de anotações, aos comunicados impressos, ao livro de ocorrências e àquele acúmulo de pastas e mais pastas de documentos. Com o auxílio de plataformas, como a Noknox, é possível diminuir consideravelmente o uso de papel nos condomínios. Saiba como:

Armazenamento dos dados em nuvem

Os registros dos condomínios, agora, podem e devem ser digitais. Com o uso do armazenamento em nuvem, é possível utilizar menos papel e também gerar mais economia para o condomínio, já que evita gastos com estruturas físicas de armazenamentos. Sem falar que garante mais praticidade, já que as nuvens são de fácil utilização e podem ser acessadas de qualquer lugar. Além disso, garante mais segurança no armazenamento das informações de moradores e visitantes.

Comunicação rápida e direta

Utilizando o aplicativo da Noknox, por exemplo, não é necessário mais colar comunicados nas áreas comuns do condomínio. No app, por meio da função “Comunicados”,  são enviados todos os recados e informações importantes para os moradores.

Registro de ocorrências digital

No aplicativo Noknox, tem também a função “Registro de Ocorrências”, que facilita demais a interação entre os moradores e a gestão dos condomínios e elimina de vez o livro de ocorrências. Isso garante, inclusive, mais praticidade na resolução de eventuais problemas, pois os administradores do condomínio recebem as ocorrências enviadas pelo aplicativo e podem gerenciá-las dentro da plataforma Noknox.

MAIS SOBRE A NOKNOX

A Noknox é uma plataforma 100% digital que auxilia na gestão de condomínios, garantindo mais agilidade e eficiência nos processos condominiais. Utilize nossa versão gratuita e descubra como a Noknox pode ajudar o seu condomínio a ser mais inteligente.

Deixe uma resposta