Em plena pandemia de COVID-19, muitos moradores vão evitar sair de casa e farão reuniões menores como Natal e Ano-Novo em casa. O desafio para o condomínio é organizar a entrada dos visitantes e garantir que as regras de higiene e distanciamento sejam cumpridas nos espaços comuns do condomínio.
Com a chegada das festas de fim de ano muitos moradores vão querer reunir a família para as celebrações. O problema é que com a alta dos casos de COVID-19 em algumas cidades, o condomínio precisa seguir as orientações impostas pelas autoridades de sua cidade e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas em espaços comuns do condomínio. A aglomeração aumenta a possibilidade de contaminação e coloca em risco a vida de moradores e funcionários do condomínio. O primeiro passo para o síndico é entender como está a situação da pandemia em sua cidade e quais são as orientações informadas pelas autoridades. Segundo, o diálogo antecipado é uma ótima ferramenta para evitar dor de cabeça.
Comece informando aos moradores que o condomínio está avaliando a possibilidade de liberação dos espaços comuns no período de festa. De maneira geral, muitas autoridades sanitárias não recomendam que as pessoas se reuniam em espaços que podem ter aglomeração.
Nesse caso o síndico precisa comunicar que durante o período da pandemia e festas do fim de ano, o agendamento em espaços comuns como, salão de festa, churrasqueira, quadra esportiva e outros espaços está vedado.
Reforço da higiene dentro do condomínio
Uma arma importante contra a COVID-19, é a higienização dos ambientes e a utilização de máscaras. Por isso, envie um comunicado aos moradores informando que qualquer visitante para acessar as dependências do condomínio precisa estar de máscara, inclusive no elevador.
Distribuía álcool em gel 70% em pontos estratégicos do condomínio, como na entrada dos blocos e na entrada do elevador. Deixe disponível álcool em gel para os funcionários do condomínio, como zelador e porteiro, e reforce o uso da máscara. Isso ajuda na conscientização uma vez que o exemplo dado pelos funcionários pode incentivar os moradores a seguirem essas regras.
Além disso, reforce que essas medidas precisam ser seguidas nas semanas de festa pelos visitantes.
O que fazer quando as regras não são seguidas
Manter os moradores informados sobre as regras de higiene e restrições durante as festas de final de ano, evita que algum morador descumpra alguma delas. Por isso, envie comunicados através da plataforma Nok Nox, reforçando quais regras os moradores precisam seguir ao receber um visitante durante o período de festas. Incentive os moradores a utilizarem o App Nok Nox, e verificarem se alguma encomenda de natal está na portaria, dessa forma o condomínio evita que muitos moradores se aglomeram ao buscar suas encomendas compradas na Black Friday ou para o Natal.

Outra ferramenta que vai ajudar a manter o condomínio em ordem durante o final de ano é a pré-autorização de visitantes, onde através do Super app Nok Nox, o morador já pode pré-autorizar a entrada de um visitante. Dessa forma os funcionários do condomínio podem analisar em qual horário do dia receberam mais visitantes e assim podem se organizar melhor para garantir que os cuidados de higiene sejam mantidos. Além de evitar filas já que o processo de liberação desses visitantes é mais rápido.