Ferramentas digitais como soluções criativas para uma gestão condominial mais eficiente 

Ah, a vida de síndico. É consenso que estar à frente da gestão de um condomínio é uma tarefa bastante desafiadora. Afinal, o síndico é responsável direto do condomínio e tem como função realizar ações em defesa do patrimônio e dos interesses e direitos do condomínio e dos condôminos, além de zelar pelo bem comum.

Entre as atribuições do síndico estão, ainda, o gerenciamento de contas e gastos, lidar com funcionários e contratar prestadores de serviços para manutenção e reparos. Não é fácil, a gente sabe. Pois, ainda têm as cobranças dos moradores e aqueles velhos problemas do cotidiano que geram bastante reclamação, como excesso de barulho do vizinho, o lixo colocado fora do local adequado… Em meio a tantas responsabilidades, como o síndico pode tomar as melhores decisões em prol da coletividade? 

Primeiro, no entanto, é preciso reforçar que o síndico não pode agir deliberadamente e decidir sozinho grande parte das questões do condomínio. Legalmente, o síndico tem autonomia para tomar decisões emergenciais, como o conserto do elevador que parou de funcionar. Porém, na maioria dos casos, suas ações precisam ser validadas.

Alguns condomínios contam com um conselho consultivo, que deve dar suporte ao síndico e ajudá-lo a resolver alguns problemas, contratar prestadores de serviços e solucionar conflitos internos e, principalmente,  resguardar o cumprimento da Convenção do Condomínio e do Regimento Interno. No entanto, nem sempre é possível contar com a colaboração dos membros do conselho. Em muitos casos, por ter obrigações e não haver remuneração, os conselhos não têm atuação ativa.

Tradicionalmente, as decisões mais importantes dos condomínios são tomadas durante assembleias. Porém um dos maiores problemas dessas reuniões é a baixa participação dos moradores. Normalmente, as assembleias contam com a presença de um número reduzido de moradores, o que prejudica, por exemplo, pensar em melhorias que levem em consideração a vontade da maioria. Além disso, esses encontros são custosos e o processo para se chegar a um denominador comum é bastante demorado.

E, como então, o síndico pode reverter esse cenário? 

Escutar os condôminos e incentivar que eles participem das decisões do condomínio são uma excelente maneira para construir uma gestão democrática e participativa. Mas como? Uma excelente maneira é usar a tecnologia a seu favor

Atualmente, há ferramentas que possibilitam que os moradores participem das tomadas de decisões do condomínio sem que precisem sair do conforto do seu lar. Confira abaixo algumas opções:

  • Google Forms: com ele, é possível criar e compartilhar facilmente formulários e pesquisas on-line, além de analisar as respostas em tempo real. O ponto negativo aqui é que o formulário é enviado por e-mail, o que gera pouco engajamento, já que dificilmente o morador vai clicar na pesquisa, além do fato do formulário se perder em meio a várias mensagens.
  • Sistema de votação on-line: atualmente, já há serviços pensados para a realização de votação on-line. Um deles é fornecido pelo Doodle. O sistema é bem prático e uma enquete pode ser montada em poucos minutos. A desvantagem, porém, é que a ferramenta não salva o histórico de votação. Assim, quando a enquete é finalizada, aqueles dados coletados são perdidos. 
  • App Noknox: com a plataforma, voltada especialmente para atender as necessidades de condomínios, todo o processo de criação de enquetes é bem rápido. A outra grande vantagem é que a votação pelo app é bastante eficiente. Após a enquete ser criada, um push informativo vai direto para o celular do morador e, de lá, ele é encaminhado para a tela de votação de onde estiver. Outro ponto positivo é que a plataforma salva o histórico de votação para o condomínio e do voto para o morador, o que garante mais transparência e lisura para o processo.
Função enquete no App Noknox

Essa é apenas uma das ferramentas disponibilizadas pelo Super App Noknox que pode facilitar bastante a vida do síndico. Quer saber mais como a plataforma Noknox funciona? Entre em contato por aqui e descubra maneiras de tornar a gestão condominial mais eficiente sem dores de cabeça. 

Deixe uma resposta